quinta-feira, 14 de outubro de 2010

MATEMÁTICA E A NATUREZA

A matemática está presente no nosso dia-a-dia mais do que aquilo que muitos de nós julga, como a seguir tentamos demonstrar neste pequeno trabalho.

Sucessão de Fibonacci na Natureza
 Já reparou que muitas flores têm 5 pétalas, que nós temos 2 mãos, cada uma com 5 dedos e cada dedo dividido em 3 partes?
   … e que o ananás tem 8 diagonais num sentido e 13 no outro?

   Coincidência ou não, todos estes números fazem parte da sucessão de Fibonacci (1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, …), sequência onde cada termo (a partir do segundo) é soma dos dois precedentes.
Os números de Fibonacci podem ser usados para caracterizar diversas propriedades na Natureza. O modo como as sementes estão dispostas no centro de diversas flores é um desses exemplos. A Natureza “arrumou” as sementes do girassol sem intervalos, na forma mais eficiente possível formando espirais que tanto curvam para esquerda como para a direita. O curioso é que os números de espirais em cada direcção são (quase sempre) números vizinhos na sequência de Fibonacci.  


Simetria na Natureza
   Uma das primeiras características com que deparamos quando procuramos detectá-las na Natureza é, porventura a, Simetria.
   A simetria na Natureza é um fenómeno único e fascinante. Esta ideia surge naturalmente ao espírito, remetendo para um equilíbrio e proporção, padrão e regularidade, harmonia e beleza, ordem e perfeição.

Um perfeito exemplo de simetria encontrado na natureza é o caso da borboleta, a qual apresenta um único eixo de simetria.  





Figuras Regulares
   Outra das formas geométricas mais facilmente reconhecíveis na natureza é o hexágono regular (figura com seis lados de igual comprimento e cujos ângulos têm todos a mesma amplitude), este padrão pode encontrar-se nos favos das colmeias.

Sem comentários:

Enviar um comentário