terça-feira, 28 de setembro de 2010

TIC - CRESCER SIMBOLIZA TRANSFORMAÇÃO

"Uma flor ou está a crescer ou a morrer, ou está a desabrochar na sua própria expressão de natureza cheia de cor, ou a definhar, a abandonar-se à Terra. Existe uma lei no nosso Universo que diz:"Se você não está a crescer, está a morrer". CRESCER SIMBOLIZA TRANSFORMAÇÃO.

Nestes meses, sentimos que foi gerada TRANSFORMAÇÃO porque nos fortaleceu a AUTO-ESTIMA e o GOSTO PELO CONHECIMENTO, o que nos leva a sonhar mais alto e a pensar em novos desafios.
Ajudou-nos a impulsionar a MUDANÇAnas formas como PENSAMOS, FAZEMOS, SENTIMOS. Queremos a busca de melhores condições para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. DISPONIBILIDADE e VONTADE DE APRENDER são necessárias. Se não tivermos isso em conta, corremos o risco de ficarmos “estacionados” por muito tempo. Por isso, o processo formativo no qual estamos empenhados é muito importante.
Os nossos pilares:
NECESSIDADE DE SABER, CONSCIÊNCIA, EXPERIÊNCIA, VONTADE DE APRENDER, MOTIVAÇÃO
As tecnologias são inovadoras e reflectiram-se em aspectos da nossa vida: NOVAS FORMAS DE APRENDER, COMUNICAR, TRABALHAR E DE LAZER. Também sofremos TRANSFORMAÇÃO. Passámos a compreender a “sociedade da informação” e já não nos sentimos excluídos. Em geral, antes não entedíamos a linguagem das TIC. Agora já compreendemos e gostamos.
O trabalho seguinte expõe um conjunto de exemplos de animais e plantas que se transformam. Tal como nós, queremos realçar que na Natureza “nada se perde, tudo se transforma”. Como a internet é um excelente recurso de informação, compilamos alguns elementos que fomos descobrindo:
BORBOLETA - a borboleta é um pequeno e delicado animal. Pesa cerca de 0,3 gramas chegando até aos 3 gramas. Sabe-se mesmo que alguns tipos de borboletas podem chegar a medir 32 centímetros de asa. A borboleta é um importante agente polinizador e se fossem extintas originavam-se grandes prejuízos para a flora e fauna. O ciclo da borboleta engloba: 1º ovo (fase pré-larval) | 2º larva (lagarta ou taturana) | 3º pupa (que se desenvolve dentro do casulo) | 4º imago (fase adulta)
(Youtube)
Podemos comparar-nos à borboleta, já que tal como ela, nós também mudamos e temos a possibilidade de ganhar forças para sair do casulo e voar. O ciclo da borboleta passa por várias etapas. Nós também passamos, nós também nos transformamos.
CAMALEÃO – Este animal consegue controlar os pigmentos que dão cor à sua pele. O camaleão (tal como outros animais, rãs, polvos, lulas, vários insectos e outros lagartos), consegue imitar a cor do ambiente para se confundir com ele. A mudança de cor pode ser considerada como uma estratégia de caça (alimentação) ou de defesa (fuga dos predadores).

Web site desta imagem ultradownloads.uol.com.br

Nós tal como o camaleão devemos estar sempre em alerta ao nosso meio envolvente, encontrando planos de conhecimento da nossa realidade sempre em constante adaptação.

TRANSFORMAÇÃO E EVOLUÇÃO do HOMEM
Do MACACO ao Homem – De um extenso continente hoje, talvez, desaparecido houve uma raça de macacos nossos antepassados. Cobertos de pêlos, barba e orelhas pontiagudas, viviam nas árvores e formavam manadas. Prescindiram das mãos ao caminhar pelo chão e começaram a adoptar uma posição cada vez mais erecta. Foi o passo decisivo para a transição do Homem para macaco.

Web site desta imagem decoracao-casa.com

TODAS AS PLANTAS SE TRANSFORMAM
(Youtube)
A semente da planta, por exemplo. Ela precisa de existir para que uma nova planta nasça. Nada se perdeu. Daquela semente, nasce uma nova planta da mesma espécie que dará muitas sementes da mesma qualidade.
CHÁS
O processo de transformação do chá compreende várias fases, tal como vem na informação da “DIESE CAMELLIA SINENSIS – A PLANTA DO CHÁ”:
1 – Emurchamento: consiste em murchar a folha, ou seja, provocar a perda de água por evaporação, de modo a que não quebre durante a fase de enrolamento. Camadas finas de folhas são colocadas em tabuleiros sobre redes metálicas através das quais passa uma corrente de ar quente, a temperatura controlada. As folhas perdem cerca de 25 a 50% do seu peso e este processo demora cerca de 16 a 24 horas;
2 – Enrolamento: consiste em enrolar a folha. Consiste basicamente numa mesa e num tabuleiro onde são colocadas as folhas, e num movimento de rotação que faz girar a mesa e o tabuleiro em sentidos contrários. As folhas passam depois por um crivo que desfaz os aglomerados de folhas e separa as mais finas das mais grossas, que normalmente voltam a ser enroladas. As que passam pelo crivo seguem para a fase de fermentação. Este processo demora cerca de 30 minutos, mas pode ser repetido 2 ou 3 vezes até o chá ficar suficientemente enrolado.
3 – Fermentação: as folhas são colocadas em camadas de 2 a 10 cm. A fermentação implica um processo de oxidação, uma temperatura que não ultrapasse os 27 ºC e a presença de humidade. A fermentação demora cerca de 2 a 3 horas.
4 – Secagem: consiste basicamente em parar o processo de fermentação. Em média demora cerca de 20 minutos a uma temperatura de 90 ºC. A secagem é feita com a passagem de uma corrente de ar quente entre os tabuleiros que contêm as folhas.
5 - Escolha, armazenamento e embalamento: As folhas são arrefecidas, separadas de acordo com o tamanho e armazenadas até serem embaladas. A selecção das folhas dá origem aos diferentes tipos de chá preto.
Relativamente ao chá verde, o processo de transformação é um pouco diferente; após a colheita, as folhas são submetidas a vapor de água o que inactiva as enzimas e impede a fermentação (ou oxidação). As folhas são posteriormente enroladas, secas e novamente enroladas.

Sem comentários:

Enviar um comentário